MONUMENTO
Um Novo Olhar
Capão da Canoa. A cidade entre o mar e a lagoa. Um lugar onde a Costa Salgada e a Costa Doce são palcos de verdadeiros espetáculos da natureza. Beleza que agora está eternizada através deste monumento: “Um novo olhar”, que chama atenção de todos que chegam a Capão, para conexão destas belezas, através do caminho das águas.
Um projeto entregue de presente à cidade por Duani Minosso Teixeira, Sócio-Proprietário da D1 Empreendimentos e que foi desenvolvido pelo escritório BRZL Arquitetos de Capão da Canoa. Um monumento único que valoriza as belezas naturais da região e tudo aquilo que ela reserva.
Em direção ao mar podemos ver o guime do município que representa e valoriza a costa salgada, já em direção à serra podemos visualizar um veleiro navegando pela lagoa, calmo e sereno durante um belo pôr do sol, valorizando e dando um novo destaque para a Costa Doce da nossa região.
Um monumento que nos convida a abrir nossos olhos e enxergar as coisas de uma maneira diferente. Um novo olhar para esta região tão especial que preserva uma das maiores biodiversidades do Sul do país.
Capão da Canoa, 13 de Maio de 2023.







Homenagem
RÓTULA LENIR DÁLPIAS
“Uma trajetória de trabalho e dedicação à família e amigos.”
Lenir Dálpias nasceu em 29 de junho de 1942 no município de Maquiné, no Rio Grande do Sul, filho de Carlos Dálpias e Paulina Dálpias. Desde cedo, Lenir teve que lidar com as responsabilidades do trabalho, começando a trabalhar com apenas 9 anos de idade na empresa de seu tio Oscar, que na época era representante da Brahma. Ele passava seus dias classificando garrafas e não teve tempo para se dedicar aos estudos, cursando somente até a terceira série do primário.
Com o passar dos anos, Lenir trabalhou em várias áreas, incluindo a construção civil, onde ele era responsável por assentar parquet e transportar tijolos. Durante esse tempo, ele também entregava bebidas em uma carroça. Em 1965, Lenir e seu pai adquiriram a Revenda da Brahma de seu tio Oscar, juntamente com outros familiares. No ano seguinte, ele se casou com Sara e juntos tiveram três filhas: Leniara, Valéria e Nazira, que casaram- se com José, Paulo e Agnaldo,respectivamente, e vieram os netos e bisnetos.
Lenir sempre trabalhou como revendedor da Brahma e fez outras sociedades ao longo dos anos, mas sua paixão pelo trabalho nunca diminuiu, era conhecido por todos, como LENO DA BRAHMA, motivo de orgulho pra ele próprio e familiares. Nos anos 2000, a Brahma fundiu-se com a Antártica, dando origem à Ambev, na qual Lenir trabalhou até os últimos dias de sua vida, sempre muito dedicado à empresa.
Além do trabalho, as maiores paixões de Lenir eram sua família e seus amigos. Ele sempre foi um homem trabalhador, idôneo, esposo atencioso, pai amoroso e avô dedicado. Também era muito religioso e ajudava o próximo mais necessitado sem nunca perder sua origem e sua simplicidade.
Lenir Dálpias deixou um legado de trabalho, dedicação à família e amigos e bondade para com o próximo. Ele será lembrado como um exemplo de perseverança e humildade, inspirando aqueles que o conheceram a seguir em frente, não importando as dificuldades que possam surgir no caminho.
Trabalharam neste projeto os seguintes profissionais


HISTÓRIA DO GUIME
Capão da Canoa
Em 1984, quando ocorreu a criação das Leis Municipais 079/1984 e 085/1984, para a adoção do Brasão e instituição da Bandeira do município de Capão da Canoa, foi lançada também a idéia para o guime. No momento não houve concurso, mas sugestões entre a Prefeitura Municipal e a Agência Latina de Publicidade (hoje extinta), chegaram a um consenso sobre o guime que seria adotado para o município.
O guime municipal é representado por três elementos:
O guarda-sol representa proteção. Inspirado nos pontos de promoções durante o veraneio, quando empresas públicas e privadas, organizações e entidades de classe amparavam-se com guarda-sóis a fim de exporem trabalhos, produtos e programas para o público.
A mulher representa a beleza da praia. O que seria da praia sem a presença da uma mulher feminina e charmosa?
As Ondas o privilégio de ser uma cidade banhada pelo Oceâno Atlântico.